Você está aqui: Página Inicial / Arquivo de Notícias / PROFESSOR DE ARQUITETURA É ENTREVISTADO POR JORNAL

PROFESSOR DE ARQUITETURA É ENTREVISTADO POR JORNAL

O professor de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Bennett, Mário de Oliveira Saleiro Filho, deu entrevista ao jornal VIA Flamen, informativo que circula nos bairros: Botafo, Catete, Flamen, Laranjeiras e Lar do Machado.

Na matéria, Saleiro explica que promove, com os alunos do 5º período do curso, um estudo teórico de aproveitamento dos espaços existentes no Flamen. A localidade mais utilizada nos estudos é um terreno em frente à Praça José de Alencar, anti posto de gasolina, bem próximo ao Bennett.

Arquiteto há 30 anos, o professor e Doutor quer incentivar a reflexão dos futuros arquitetos da cidade sobre a qualidade da arquitetura e sugerir edifícios multifuncionais, que trazem vitalidade ao entorno e melhoria de vida nos grandes centros urbanos, como acontece com o condomínio “Brascam Centery Plaza” em São Paulo (que possui flats, conjuntos comerciais, praça de alimentação e cinema).

Além disso, Saleiro explica que faz uma pesquisa em várias fases até simular um projeto para a área. E esclarece que, antigamente, o Rio era dividido em lotes estreitos e profundos onde eram construídas casas, e, hoje, estes mesmos lotes são utilizados para construção de edifícios, complicando as questões de densidade demográfica, trânsito e saneamento.

Por isso, este projeto tem uma importância fundamental: incentivar os alunos a pensar na contextualização dos prédios e no aspecto funcional junto às construções vizinhas.