Você está aqui: Página Inicial / Arquivo de Notícias / REFORMA PROTESTANTE

REFORMA PROTESTANTE

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". Romanos 5: 1

 

No dia 31 de outubro comemoramos o dia da Reforma Protestante. A reforma foi um movimento que aconteceu no século XVI, tendo como uma das figuras principais Martinho Lutero, que publicou as 95 teses em 1517, na porta do Castelo de Wittenberg.

            Podemos dizer que, nesse momento, houve uma quebra de paradigmas. A palavra paradigma tem sua origem na língua grega [paradeigma], significando modelo ou padrão.

            Segundo alguns autores, o paradigma corresponde a al que vai servir de modelo, mostrar o caminho a ser seguido em certos momentos, deixando claro os limites, até onde podemos ir.

            Esta mudança exige ciência e conhecimento, e tratará diretamente com a forma de crer e perceber as coisas.

            Segundo Kuhn, para que haja quebra de paradigma é preciso que haja uma insatisfação. Cremos que foi isto que aconteceu com Lutero.

            O texto Bíblico citado foi um dos que motivaram Martinho a trabalhar para que houvesse uma Reforma, al que já estava sendo elaborado em outros momentos e com outras pessoas, e que tem a sua efervescência maior com Lutero.

            A ideia de que podemos ser justificados pela fé [perdoados] e, como consequência, reatarmos um relacionamento com Deus, o qual produzirá uma paz indescritível, e que isto está acessível a todos, pois não depende de dogmas, mas sim de uma percepção de que a vida é muito mais do que um simples respirar, e que nossas necessidades vão muito além do que comer, beber e conquistar nossos sonhos.

            Percebemos que a quebra de paradigma apresentado por Lutero não tinha a ver com uma vaidade pessoal, nem a necessidade de mudança pela mudança, mas sim com a necessidade de se voltar para um viver pautado pela simplicidade do Evangelho, as Boas Novas de Cristo.

            Que neste momento que comemoramos os 498 anos da Reforma Protestante possamos parar e pensar: “será que temos continuado os princípios da Reforma? Será necessário novas mudanças? Mas o que nos motivará a mudarmos?”        

            Seja qual for a nossa necessidade de mudança hoje, que a mesma nos leve a entender que precisamos ser justificados pela fé, termos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo.

 

Pr Silvio de Oliveira

Pastoral Escolar e Universitária

IMED