Você está aqui: Página Inicial / Dia da Educação Metodista na América Latina

Dia da Educação Metodista na América Latina

Dia da Educação Metodista na América Latina

DIA DA EDUCAÇÃO METODISTA NA AMÉRICA LATINA
9 de fevereiro (1874-2016)
142 anos
No Dia da Educação Metodista na América Latina recordamos:


A fundação o Instituto Mexicano Madero (IMM) na Cidade do México, inicialmente como um orfanato, no
dia 9 de fevereiro de 1874, razão porque se considera a primeira Instituição Metodista de Educação nas
terras Latino-americanas. O ano seguinte foi transladado para a cidade de Puebla como escola elementar. Com o transcurso do tempo se anexaram uma escola normal e um seminário teológico.


Essa instituição deu origem ao que é hoje o conjunto de instituições metodistas de educação em Puebla: 2 colégios, a escola normal e a Universidade Madero (UMAD), que possui 2 campi.


RECORDAMOS QUE PARA JOHN WESLEY, INICIADOR DO MOVIMENTO METODISTA NA INGLATERRA DO SÉCULO XVIII, A EDUCAÇÃO É UM ATO DE AMOR.


Um relato para reflexão e compartilhar: RECONSTRUIR O MUNDO


Um cientista que vivia preocupado com o problema do mundo estava resolvido a encontrar os meios para reduzi-los. Passava dias em seu laboratório em busca de resposta para suas dúvidas.


Certo dia seu filho de sete anos invadiu seu santuário decidido a ajudá-lo com o trabalho. O cientista, nervoso pela interrupção, pediu à criança que fosse brincar em outro lugar. Vendo que era impossível tirá-lo, o pai pensou em algo que pudesse lhe dar, com o objetivo de distrair sua atenção. De repente encontrou uma revista, em cuja contracapa havia um mapa do mundo. Era justo o que precisava!


Com umas tesouras recortou o mapa em vários pedaços e junto com um rolo de fitas colantes entregou a seu filho dizendo:
- Como você gosta de quebra-cabeças, vou te dar o mundo todo rasgado para que o consertes sem ajuda de ninguém. Então, calculou que o pequeno levaria algumas horas para compor o mapa e ele teria uma tarde tranquila para seguir pensando e investigando sobre os problemas mais prementes do mundo.


Porém, para sua surpresa, não foi assim. Passados alguns minutos escutou a voz da criança que lhe chamava calmamente:


- Papai, papai, já fiz tudo! Consegui terminar!


Ao princípio o pai não deu crédito às palavras da criança. Penso que seria impossível que, em sua idade, houvesse conseguido recompor um mapa que jamais havia visto antes. Desconfiado o cientista levantou os olhos de suas anotações, com a certeza de que veria o trabalho digno de uma criança.


Para seu grande assombro o mapa estava completo! Todos os pedaços haviam sido colados em seus devidos lugares. Como a criança havia sido capaz?


- Filhinho, tu não sabias como era o mundo!!! Como conseguiste montar?


- Papai, eu não sabia como era o mundo, porém, quando tiraste o mapa da revista para recortar, vi que do outro lado estava a figura de um homem. Assim que virei do outro lado os recortes e comecei a recompor ao homem, que sabia como era.


Quando consegui arrumar o homem, virei a folha e vi que havia arrumado ao mundo...!!!


(Baseado em Mamerto Menapace: “Solução Simples”, Inventário de contos, p. 1)

 

Nossas Instituições Metodistas de Educação são permanentemente desafiadas a continuar construindo e reconstruindo comunidades educacionais e uma sociedade na qual prevaleçam os valores cristãos de: Amor, Paz e Justiça, Fraternidade, Inclusão Social, Solidariedade, Igualdade, Aceitação da Diversidade, Colaboração e Trabalho Conjunto.


Celebramos então este 9 de Fevereiro com gratidão a Deus, em oração e reflexão, renovando nosso compromisso com a Educação Metodista e iniciando um ano mais de trabalho em favor do desenvolvimento da vida plena e do Reino de Deus.
Que assim seja!


Com fraterno afeto:


Profa. Eliana Rodríguez Lorca
Presidente


Prof. Ms. Marcos Rocchietti
Secretário Executivo
ALAIME, Fevereiro de 2016.