Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / 02/08 - Paternidade Responsável

02/08 - Paternidade Responsável

No dia 14 de agosto será comemorado o Dia dos Pais. Além dos presentes, abraços e carinhos sem fim, este tipo de festividade apresenta-nos uma oportunidade para parar e refletir. Um texto bíblico que nos auxilia a pensar sobre a paternidade é Provérbios 6.20-23: “Meu filho guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe. Leva-os sempre atados ao coração e amarra-os ao pescoço. Quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te guardarão; quando despertares, te falarão; pois o preceito é uma lâmpada, e a instrução é uma luz, e é um caminho de vida a exortação que disciplina”.

O trecho da Bíblia mencionado acima, na maioria das vezes, é utilizado para orientar os filhos e as filhas. Todavia, ele também oferece direcionamentos importantes para o pai. O pai é aquele que compartilha os seus valorosos preceitos a ponto do/a filho/a levá-lo por onde quer que vá. Estes princípios, apreendidos no relacionamento com Deus, norteiam tudo o que envolve a vida. Para que eles encontrem morada no coração da prole é preciso que este pai também se oriente por esses preceitos e exercite-os cotidianamente. O ensino, deste modo, resulta do anúncio de algo importante somado à reflexão, experiência e prática diárias.

No versículo 21 está escrito que o ensino deve ser atado ao coração. Assim, os sonhos, projetos, anseios, emoções, histórias e decisões serão irrigados pelo Ensinamento Bíblico. Além de atar ao coração, ele deve ser pendurado no pescoço. Isto indica que todo o benefício conferido pela Boa Instrução ao coração deve ser transformado em atitudes que honrem o nome do Senhor. A exteriorização do bem que Deus proporcionou ao interior da pessoa se apresenta como um testemunho de vida, que transforma vidas e permite ao/à homem/mulher aprender com tudo o que ocorre em seu viver. Enfim, uma paternidade responsável passa pela observação do ensino que ilumina o caminho de uma vida plena.

Que o Deus Pai, Filho e Espírito Santo abençoe a todos os pais,

Rev. Edemir Antunes Filho
Pastoral Universitária e Escolar
Universidade Metodista de São Paulo