Você está aqui: Página Inicial / Institucional / História

História

Datas e fatos que marcaram a história do Instituto Metodista Bennett.


1887
Acontece no Rio de Janeiro a 2ª Sessão da Conferência Anual Brasileira da Igreja Metodista Episcopal do Sul.

1892
O grupo restante da Escola do Alto que permanece no Rio sob os cuidados de Miss Lula Ross, organiza-se em nova escola no prédio paroquial da Igreja Metodista do Catete. Nasce das cinzas da Escola de Laranjeiras, o Colégio Americano Fluminense..

1895
Inaugurado o Colégio Americano de Petrópolis, externato e internato para meninas. Miss Martha H. Watts, fundadora e por 15 anos Diretora do Colégio Piracicabano, é indicada para fundar e dirigir o Americano de Petrópolis.

1913
Miss Belle Harris Bennett, por longos anos Presidente do Concílio das Senhoras Metodistas, e Miss Maria Gibson visitam o Brasil. O Rio, graças à obra de Oswaldo Cruz acaba com a febre amarela. Miss Bennett procura instalações para um novo colégio.

1919
Chega ao Rio de Janeiro o Bispo Moore, autorizado pela Junta Missionária de Senhoras a comprar a propriedade para o estabelecimento da referida escola.

1920
Inaugurado o Colégio Metodista Bennett. Abertas as aulas com 50 alunos no curso primário. No decorrer do ano letivo esse número duplica, havendo recusa de matrícula em virtude da pequena capacidade da casa para abrigar internas.

1926
Devido à necessidade de ampliação das instalações, são adquiridos terrenos ao redor da propriedade, e novos prédios surgem para acomodar um maior número de alunas. É erguido o Edifício Eliza Perkinson, a princípio com 2 andares, para uso do Curso Secundário. Posteriormente foi erguido o 3º andar.

1941
Construído o Edifício Erasmo Braga, para receber os recém-formados Cursos de Formação de Professores de Educação Religiosa, Economia Doméstica e Educação Pré-Primária.

1942
Erguido o Edifício Clara Perry, para abrigar alunas e professoras internas. Dez anos depois, é construído o Edifício Eva Louise Hyde para funcionar o Curso Primário.

1971
Inaugurado o Edifício Layona Glenn.

1978
Erguido o Edifício John Wesley, para o funcionamento das Faculdades Integradas Bennett, com suas salas de aula, secretarias e coordenações de cursos.

1980
Construído o Edifício Heloisa Marinho, para a expansão do Pré-Escolar, como anexo a um antigo pedaço do Edifício Erasmo Braga.

2004
As Faculdades Integradas Bennett são aprovadas por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação como Centro Universitário.