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Ouvidoria

Prezado (a),
É com prazer que apresentamos a nossa Ouvidoria. Ela é o espaço destinado à comunidade para suas manifestações sobre a Metodista do Rio. É o canal de comunicação entre a instituição e a comunidade, que possibilita a participação ativa de docentes, estudantes, funcionários(as) e público em geral.

1 - O Que é Ouvidoria?

A Ouvidoria é um espaço de interlocução da instituição com seus diferentes públicos, destinado ao recebimento de críticas, elogios ou sugestões sobre diferentes temas envolvendo nossas práticas administrativas ou pedagógicas.



2 - Como funciona a Ouvidoria?
A Ouvidoria, na Metodista do Rio, é virtual. Isso quer dizer que não existe um atendimento presencial da Ouvidoria, todas as demandas devem ser encaminhadas através de formulário específico, disponível em nosso portal.



3 - Quem pode utilizar a Ouvidoria?
Qualquer pessoa de nossa comunidade acadêmica pode utilizar a Ouvidoria – pais/mães, alunos/as, docentes, funcionários/as, ex-alunos/as e comunidade em geral. É importante que cada público se identifique para que possamos acompanhar quem procura mais a nossa instituição através da Ouvidoria.



4 - Em quanto tempo receberei retorno da minha demanda?
Sua demanda é recebida e, conforme o caso, pode ser respondida diretamente ou encaminhada para um setor que possa solucioná-la. Em média, as demandas são respondidas em até 72h (três dias úteis), aproximadamente.



5 - Minha demanda é identificada?
Apenas a equipe da Ouvidoria tem acesso ao(à) autor(a) da demanda. A Ouvidoria na Metodista do Rio respeita o Código de Ética dos Ouvidores, estabelecido pela Associação Brasileira de Ouvidores. Com isso, preservamos o sigilo da fonte e garantimos que a demanda será tratada de forma imparcial.



6 - E se eu não quiser me identificar?
Infelizmente, se você não quiser se identificar, não será respondido(a). O ambiente virtual democrático da Ouvidoria pressupõe responsabilidade, ou seja, que o(a) autor(a) da demanda seja capaz de identificar-se para receber retorno. Também não respondemos mensagens em linguagens inadequadas, entendendo que este é um espaço onde o respeito e a educação devem ser preservados.



7 - Que tipos de assuntos podemos tratar pela Ouvidoria?
Qualquer demanda relacionada a uma crítica, sugestão, elogio ou consulta sobre alguma atividade da Metodista do Rio. É importante lembrar que a Ouvidoria não substitui o contato direto com o(a) professor(a) em sala de aula ou com o(a) coordenador(a) de curso, também não exerce funções administrativas que cabem à Secretaria Geral ou a outro setor fazer. É papel da Ouvidoria fazer o encaminhamento quando alguma situação não foi resolvida diretamente no setor e quando o(a) usuário(a) deseje fazer um elogio, crítica ou sugestão sobre esta situação vivenciada.



8 - Minha demanda pode contribuir na melhoria da Metodista do Rio?
Sim, com toda a certeza. As demandas recebidas são sistematizadas e utilizadas como instrumento de auto-avaliação da instituição, visando a melhoria contínua dos processos. A Ouvidoria está vinculada à Coordenadoria Executiva de Avaliação Institucional, portanto não é um canal de comunicação isolado, mas também um instrumento importante para “ouvir”, de forma virtual, a opinião dos diferentes públicos da Metodista do Rio.